Você está com a data marcada para o casamento, ou tentando marcar, quando encontra alguns obstáculos, sendo que o primeiro deles é a Pandemia!
Ela limita a quantidade de convidados, limita o horário da sua festa, impede que haja pista de dança e impõe mais um monte de regras para que o seu “grande dia” possa acontecer.
O casamento sempre foi um evento cheio de detalhes para escolher e resolver, agora então, você e seu noivo (ou noiva) se veem apreensivos com a preparação de todos os detalhes e ainda com a incerteza provocada por esse período pandêmico.
Mas não desanime! Porque o amor deve prevalecer e sem dúvida é melhor se enquadrar nas exigências do momento do que adiar a união de vocês.
Agora quando se refere à escolha da Banda Musical para o seu casamento, você se depara com dezenas de empresas na sua região que oferecem formações e instrumentos similares, sendo que às vezes os orçamentos são bem diferentes.
Então você se preocupa com a qualidade, se o valor for baixo, e tem dificuldade em pagar pelo valor mais alto devido ao montante de serviços que precisa contratar para a mesma data.
Ô dúvida cruel!
Mas o valor cobrado nem sempre é sinônimo de qualidade e como todos oferecem os mesmos instrumentos, você fica indeciso sobre qual escolher!!
Por isso estou aqui para te ajudar!
Já parou para pensar que a maioria das cerimônias de casamento sempre seguem o mesmo padrão?
Quando você é convidado já sabe o que te aguarda na igreja, no salão de festas ou na cerimônia do campo, uma formação tradicional com piano, instrumentos de corda (geralmente violino) ou instrumentos de sopro (trompetes) e percussão.
É claro que, se os músicos forem profissionais, esta formação proporciona músicas lindíssimas e ricas, mas não surpreende os convidados!
Que tal inovar, fazer diferente?
É aí que entra a minha grande paixão: o Acordeon (popularmente chamado de sanfona).
Já ouvi algumas pessoas dizendo que sanfona é “brega”, que remete ao caipira ou puramente ao forró e por isso não é considerado um instrumento sofisticado. Será que é isso mesmo??
Você sabia que a sanfona não é originalmente brasileira?
O acordeon se trata de um instrumento Europeu muito utilizado na Alemanha, Itália, França e Portugal.
Saiba mais sobre a história do acordeom neste post.
Você pode se perguntar então:
– Mas é possível tocar qualquer música no acordeon?
Simmm!
Mesmo sendo fortemente vinculado às tradições, o acordeon é um instrumento completo e versátil, o que torna possível a criação de arranjos muito ricos para qualquer gênero ou estilo musical.
Por se tratar de um instrumento harmônico, a sanfona é capaz de executar tanto a melodia (que seria a voz, a letra da música) através das teclas da mão direita, como a harmonia (que seria o acompanhamento, os acordes, o ritmo) através dos botões chamados “baixos”, da mão esquerda.
Devido a esta característica, se assemelha bastante ao piano, com a particularidade do seu som único e marcante.
Considerando a ampla possibilidade musical da sanfona, ela pode e deve ser inserida em gêneros como o Rock, MPB, Internacional, Samba, Choro, Pop, Erudito, Jazz e Blues, proporcionando um som inconfundível e belíssimo. Além, é claro, dos estilos em que ela tradicionalmente já é vinculada, como o Sertanejo, a Vaneira, o Baião e o Forró.
Outro fator que torna o acordeon uma escolha interessante para um casamento, é justamente o fato dele estar conquistando espaço agora nas cerimônias, até pouco tempo ele não era utilizado.
Isso desperta a atenção dos convidados, que se encantam com sua sonoridade.
Eu percebo que as vezes as pessoas estão distraídas, mas quando ouvem a sanfona olham para a Banda, procurando a origem daquele som familiar.
Um caso curioso é que a maioria das pessoas, quando ouvem o som da sanfona, revivem memórias de alguém da família que já tocou o instrumento, trazendo belas e agradáveis recordações.
Em cada evento que toquei até hoje, pelo menos uma pessoa veio até mim sorrindo e disse:
“que legal ver alguém tocando sanfona, o meu pai (mãe, ou avô/avó) também tocava, ou tinha o sonho de aprender”.
E com quais instrumentos o Acordeon combina?
Com todos, sem dúvida!
Conforme já mencionei aqui, o acordeon sozinho é capaz de reproduzir uma música completa, com melodia e harmonia.
Além disso, combina com qualquer instrumento musical, resultando num som elegante quando tocado junto com violino, saxofone, violoncelo, baixo, piano, bateria ou trompete, por exemplo.
E sobre a vantagem no custo do evento?
A vantagem da sanfona é que, justamente por ser completa, ela “faz a festa” praticamente sozinha. Não necessita de grandes formações instrumentais para produzir um som rico na Cerimônia.
Para pessoas que precisam de uma banda mais enxuta, é possível desenvolver arranjos lindíssimos e bem elaborados com um trio composto por acordeon, um instrumento de corda ou de sopro e um instrumento de percussão (como a bateria).
Para quem gosta de voz e não abre mão de um cantor, também se encaixa perfeitamente o acompanhamento do acordeon.
O acordeon é mais indicado para Cerimônias de casamento realizadas em Chácaras?
O acordeon torna qualquer cerimônia linda, independente do local onde ela ocorra (igreja, salão de festas, casa, ar livre), abrilhantando o evento com sua sonoridade única.
Mas que um casamento realizado na chácara, no campo ou na praia ganham um charme a mais com a inclusão da sanfona, ah isso é indiscutível, pois ela combina muito com estes ambientes, mais aconchegantes, acolhedores e rústicos. Será sucesso na certa!
Confira também algumas Alternativas Diferentes para Casamentos e Festas, com formações musicais bem interessantes.
Mas só a Versátil tem acordeon? Por que preciso escolher sua empresa?
Eu AMO música e a sanfona é minha parceira nesta linda jornada, sou fundadora da empresa juntamente com meu sócio Marcelo, que é Saxofonista.
Nós também oferecemos outras opções de instrumentos, como piano, contrabaixo elétrico e acústico, violoncelo, violino, flauta transversal, clarinete, percussão, violão, viola, voz (cantores), trompetes, etc.
Desde solo até orquestras! Todos os nossos músicos são profissionais experientes.
Sou formada em Administração de Empresas e atualmente estudo no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” em Tatuí, conhecido internacionalmente.
Com mais de 60 anos, é uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina. Meu sócio também é formado lá.
Uma empresa de Assessoria Musical precisa de músicos competentes, de planejamento, de controle e de organização, para que todas as etapas do processo funcionem em perfeita harmonia, até a concretização do grande dia, que é único para vocês e para nós!
Quando amamos o que fazemos toda Cerimônia é especial e todo trabalho é feito com satisfação.
Lembre-se que, às vezes a simplicidade é mais emocionante, portanto não importa quanto dinheiro você tenha e sim a combinação certa de instrumentos, com músicos competentes.
Afinal, a música transforma poucos minutos em eternidade!