Você, que gosta de aprender e que curte história, vai se surpreender com este instrumento musical!
Sabia que a sanfona não é originalmente brasileira?
O tchneng, instrumento que deu origem a vários instrumentos, inclusive o acordeon (sanfona), foi criado na China por volta de 3 mil anos antes de cristo, constituído por uma palheta de bambu que presa aos lábios vibrava com o auxílio dos dedos aproveitando a acústica da boca.

Já o acordeon, como conhecemos hoje, foi patenteado por Demian em 06 de maio de 1829 na cidade de Viena, na Áustria.
Para esta criação totalmente nova, Demian baseou-se em experiências que o alemão e inventor da gaita de boca Friedrich Buscmhann realizou em 1822. É da Alemanha que vêm os célebres acordeões da marca Hohner.
Os primeiros acordeões italianos foram construídos em 1863 em Castelfidardo, onde se concentram as principais e mais famosas fábricas deste instrumento no mundo.
A sanfona, portanto, se trata de um instrumento Europeu e é muito utilizado na Alemanha, Itália, França e Portugal.

Remete às músicas tradicionais italianas e aos Cafés Parisienses, em que a cultura musical é muito rica e valorizada.
Tive a oportunidade de conhecer a Itália no final de 2019 e me deparei com o acordeon sendo tocado e admirado pelos turistas, em todas as cidades em que passei.
Mas em Veneza o papel dele é ainda mais marcante, através da música oferecida como diferencial nas Gôndolas que percorrem os canais da cidade, um passeio romântico conhecido mundialmente!
O passeio dura uns 30 minutos e custa por volta de 80 Euros por gôndola (mais ou menos R$ 540,00), sendo que, para incluir um acordeonista tocando durante o passeio, eles cobram mais 80,00 euros! Para você ter ideia de como o instrumento é valorizado por lá.

Breve história da sua participação pelo mundo!
Na Alemanha também faz parte da tradição musical, tanto folclórica como moderna. E em Portugal o acordeon tem lugar de destaque nos Fados, músicas que tratam de temas como perda, amor, resignação e são interpretadas com bastante expressividade, levando grande emoção aos espectadores locais e turistas.
Nos Estados Unidos, é muito utilizado na música country, levado por imigrantes alemães que povoaram o oeste americano. Com o surgimento do blues no início do século XX, a sanfona chegou ao seu auge e a partir daí garantiu a participação em outros gêneros musicais, como o jazz, folk music, rock and roll e até na música clássica.
Vindo para a América Latina, o acordeon tem participação fundamental nos charmosos e envolventes tangos da Argentina. Proporcionando um som característico e peculiar que impressiona os ouvintes.
O instrumento foi trazido ao Brasil por colonizadores e imigrantes europeus, especialmente italianos e alemães, que se instalaram primeiramente no Sul do país (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná).

Destaque no Brasil
Conforme citado acima, o acordeon chegou primeiro ao Sul, se tornando fortemente utilizado e característico nas músicas gaúchas.
Depois foi levado ao Nordeste, onde se popularizou através do Forró, que foi amplamente disseminado por Luiz Gonzaga, considerado o Rei do Baião.
A sanfona esteve um pouco esquecida por um tempo, mas agora está em alta no cenário brasileiro, principalmente através das duplas sertanejas, que contribuíram para colocá-la em cena novamente, despertando o interesse dos jovens.
Mas além da música Sertaneja, a sanfona ganhou espaço na MPB e no POP, proporcionando uma sonoridade ímpar em canções como “Pra Sonhar” de Marcelo Jeneci, e “Esperando na janela”, de Gilberto Gil. Além de estar presente nas músicas de grandes Artistas Nacionais, como Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho, entre outros.
(vídeo Marcelo Jeneci)
Gostou de aprender um pouco sobre este instrumento incrível?
Se tiver vontade de ter uma sanfoneira (ou sanfoneiro) em seu evento, entre em contato conosco para solicitar um orçamento.
Nós oferecemos todas as opções de instrumentos e formações musicais para as mais variadas ocasiões, como:
- Serenatas: de amor, de aniversário, de reconciliação, nascimento de filho;
- Homenagem;
- Cerimônia de Casamento;
- Festa de Casamento;
- Recepções;
- Festa de aniversário;
- Batizado;
- Eventos Corporativos;
- Inaugurações;
- Confraternizações.
Eu, como acordeonista e fundadora da Versátil Musical, terei muita satisfação em te atender, pois amo minha profissão e idealizarei junto com você um evento único.
A música proporciona empatia, bem-estar e prazer. Capaz de aliviar um pouco da tensão do dia a dia, trazendo benefícios para a alma e para o corpo.
Se permita experimentar ou reviver a emoção da música ao vivo!